Topo-cursos-colegio

Estudar para concurso pede-se dedicação e disciplina, no dia do exame se exige: tranquilidade, cabeça fresca e algumas outras coisinhas.

Para você tirar de letra a data que geralmente dá “aquele friozinho na barriga”, separamos algumas dicas bem interessantes e simples.

Afinal, no dia “D” é comum ficar nervoso, e até mesmo dar aquele “branco” que ocasiona falta de compreensão e algumas questões deixadas sem respostas.

Antes da prova

Para evitar que o nervosismo ou fadiga apareçam, a primeira dica é uma das mais importantes: tenha uma boa noite de sono – você precisa de descanso e silêncio, assim terá um cérebro funcionando muito bem no dia seguinte.

Ainda no dia anterior, nada de sair para balada ou coisa parecida. Bebida alcoólica ou comer demais, nem pensar. Se sentir que pode rolar uma briguinha com namorado(a), cônjuge, ou quem quer que seja, saia de fininho… afinal, você já tem coisas demais (e mais importantes) na cabeça para se preocupar.

Não fique estudando até tarde ou de madrugada, antes da prova. Tudo o que você poderia aprender, já aprendeu. Essa é a hora de relaxar, talvez ver um filminho de leve e arrumar a roupa que vai usar (mesmo no verão, leve um casaquinho, imagine se o ar condicionado é forte…ficar congelando quatro ou cinco horas não vai ser legal) e o seu material (lápis, caneta e borracha) para o grande dia. Ah! E não se esqueça de levar o seu documento oficial de identificação com foto.

Conheça o local da prova. Saiba exatamente como você deve fazer para chegar lá. Se você não conhece, vá pelo menos uma vez.

No dia da prova

Tenha um bom café da manhã, de preferência o que você esteja acostumado, não é dia de experimentar coisas novas nem comer além da conta. É sempre bom levar uma água e um lanchinho, como uma barrinha de cereal ou fruta.

Saia de casa com antecedência, imprevistos acontecem no trânsito, e é bom ter uma margem de segurança com horário folgado.

Na sala da prova

Procure sentar em um lugar onde não haja distrações, de preferência longe da janela ou do fiscal de prova (porque geralmente ele fica se movimentando).

Tente relaxar e ficar calmo.Trabalhar a respiração é uma ótima forma de manter a tranquilidade.

Se desligue de problemas em casa, no trabalho ou de qualquer outra natureza. Você está ali pra fazer uma excelente prova, e nada lá fora pode te atrapalhar.

Quando a prova chegar, dê uma olhada rápida para perceber como ela veio: se está muito grande, quais tópicos estão mais robustos etc. Não gaste mais do que cinco minutos nisso.

Faça primeiro as questões mais fáceis e sobre assuntos que você domina. Depois as mais trabalhosas e no final, as que você acha que não sabe. O cérebro vai se aquecendo à medida tempo passa e dessa forma, sua chance de sucesso será maior.

Em questões de múltipla escolha: se não souber de cara a resposta, elimine as alternativas mais improváveis ou absurdas. Assim, suas chances de acertar aumentam.

Se sobrarem minutos, revise a prova. Só em seguida, parta para o cartão de respostas

Reserve um tempo, ao findar as questões, para marcar o cartão de respostas com muita atenção.

Lembre-se também que uns 80% dos candidatos estão ali sem preparo e que seus reais concorrentes estão em número bem reduzido.

Seguindo essas dicas, certamente, terá o seu melhor desempenho.

Toda história de sucesso tem um começo, esse pode ser o seu!

ENTRE EM CONTATO

Nós não estamos por aqui agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos logo.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?