EDUCANDUS-cadastro-de-reserva

Certamente você já se deparou com a expressão “cadastro de reserva” em algum edital ou anúncio de vaga em concursos públicos.

Mas você sabe o que é?

O cadastro de reserva é a condição existente em concursos com vagas não definidas, isto é: quando não existe uma especificação da quantidade de vagas e o que há é apenas uma expectativa do órgão para posterior nomeação dos aprovados no concurso.

Esse tipo de sistema de classificação é muito comum quando a instituição está se preparando para atender a uma nova demanda de funcionários, seja no caso de ampliação de instalações, expansão da organização, atendimento a novas áreas e projetos etc.

Prazos

No caso de concursos com vagas em cadastro de reserva, o candidato deve ser chamado durante o prazo de validade, mas isso não constitui uma obrigação da instituição.

As chances de não serem chamados existem e isso acaba afastando pretendentes de se inscreverem em concursos com essa característica – uma vez que é um processo mais longo e pode se encerrar sem chamar alguém.

Mesmo gerando muitas dúvidas, há candidatos que investem nessa modalidade de concorrência e são convocados.

O lado bom de concursos com cadastro de reserva é que se você não passar dentro do número de vagas anunciadas, ainda haverá chance de ser chamado posteriormente.

Mas a incerteza começa logo depois do período de aprovação: se o candidato não alcança as chances imediatas, não sabe se será chamado ou não.

Durante a espera

Enquanto espera ser chamado (ou não) em um cadastro de reserva, dentro do período de vigência do concurso ou prorrogação, aproveite para se aplicar e prestar outros concursos.

Dessa forma, suas chances aumentam e nunca será desperdício de dedicação e tempo.

Até a próxima!

ENTRE EM CONTATO

Nós não estamos por aqui agora. Mas você pode nos enviar um e-mail e responderemos logo.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?